Imóveis vazios - Como fotografar?
- Marcos Henkel
- 13 de jul. de 2021
- 2 min de leitura
Atualizado: 5 de mai. de 2022

Fotografar um imóvel é sempre um prazer. Entretanto, por vezes existem surpresas, principalmente quanto a organização do ambiente, objetos que devem ser retirados e outros que necessitam uma melhor composição. Portanto, é muito mais fácil e criativo fotografarmos um ambiente bem organizado.
Quando se fotografa o ambiente interno de um imóvel, os objetos, móveis e decoração nos dão quase sempre uma perspectiva harmoniosa e agradável aos olhos. Possibilitam termos noção de espaço e tamanho daqueles ambientes. Temos como comparar a proporção de tamanho por exemplo, de uma cama com o tamanho de uma parede, ou uma janela, pois sabemos aproximadamente as medidas de uma cama. Da mesma forma na sala um sofá, mesa, tapete ou o aparelho de televisão tem a mesma propriedade. Uma cozinha onde temos uma geladeira, balões, fogão, armários vai nos dar a exata proporção do tamanho daquele local.
Mas e quando o imóvel está vazio? Eis um desafio! É aí que a criação e beleza de composição darão quase sempre lugar à técnica e pequenas regras para obtermos boas fotos. Sabemos que nem sempre é possível, mas uma fotografia onde apareçam três paredes de um determinado cômodo juntamente com a janela, ajudam a determinar o tamanho desse espaço. Explore os ângulos!

Outro aspecto fundamental é o enquadramento do piso e do teto. Ou seja, a proporção de espaço dado ao piso deve ser próxima a proporção dada ao teto na composição fotográfica.

E finalizando, num ambiente vazio todo pequeno detalhe se torna muito mais perceptível. Cuide para tudo estar limpo, sem sujeira ou pequenos objetos pelo chão.
Procure um fotógrafo profissional e valorize seu empreendimento!
Marcos Henkel - Fotógrafo
“Um clique e tudo passa...a ser eterno.”
Comments